No Brasil

A CABRA auxilia o desenvolvimento de convênios e colaborações com instituições brasileiras e a rede ICORN. Além disso, organiza o recebimento de escritores e artistas perseguidos em casas brasileiras. A primeira “casa-refúgio” a receber um escritor no Brasil foi a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Colaborações com outras universidades vêm sendo desenvolvidas e esperamos em breve anunciar novas “univer-cidades-refúgio”. Os parceiros da rede ICORN incluem também organizações governamentais e não governamentais – como prefeituras, institutos, etc.

Além disso, todos os anos, a CABRA organiza missões internacionais com escritores e representantes da ICORN com o propósito de difundir o conceito dessa rede de cidades e casas de refúgio no Brasil. As atividades incluem participação nas feiras do livro e nas universidades, convites às cidades a integrar a rede e apresentação da produção literária dos escritores.

 

Conheça as atividades já realizadas: 

2017

16 de janeiro: Assinatura do convenio ICORN/UFMG em Belo Horizonte. Com Sandra Goulart, Leda Martins, Lucia Castello Branco e Elisabeth Dyvik. A UFMG se transforma na primeira “univer-cidade refúgio” na América do Sul

17 de fevereiro: VAC em Belo Horizonte no Memorial Vale. Com Lucia Castello Branco, Ione de Medeiros, Mohsen Emadi, Sylvie Debs

31 de maio – 2 de junho: AG Geral de ICORN em Lillehammer (Noruega). Com Sylvie Debs (CABRA) e Leda Martins (UFMG).

4 de junho: AG Geral de ICORN em Lillehammer (Noruega). Com Sylvie Debs (CABRA) e Leda Martins (UFMG). Recordação da assinatura do acordo ICORN/UFMG.

17 de junho: O escritor Felix Kaputu, do Congo, chega ao Brasil, recebido pela UFMG

31 de julho: Cas’a’screver expandida em Belo Horizonte. Noticias de Felix Kaputu, escritor da RDC em residência ICORN na UFMG.

12 de agosto: Cas’a’screver em Belo Horizonte. Leitura de “K Triangulo da morte: descida aos infernos” com Felix Kaputu

17 de agosto: Cas’a’screver em Belo Horizonte. Estético convite : “Meu nome é exilio” com Felix Kaputu

24 até 31 de agosto: Arts Right Justice Forum Unesco Chair Hildesheim University. Participação de Sylvie Debs (CABRA), Elisabeth Dyvik (ICORN) e Helge Lunde (ICORN).

17 de setembro: Primavera Literária de Belo Horizonte – FLI-BH. “Para que serve a escrita ?” com Felix Kaputu, Teolinda Gersão e Lucia Castello Branco

22 de setembro – Festival Internacional de Artes Vertentes de Tiradentes. Lançamento do livro de Maria Cristina Bahia com Felix Ulombe Kaputu!

 

Press release 2017

17/01: UFMG assina termo de cooperação para acolher escritores refugiados. Em: www.ufmg.br

15/02: UFMG recebe primeiro escritor estrangeiro refugiado por Carlos Andrei Siquara. Em: www.otempo.com.br

14/08: UFMG recebe escritor e professor refugiado do Congo por Cecilia Emiliana. Em: www.uai.com.br

 

2016

em atualização

 

2015

  • missão internacional em novembro com a poeta e cineasta egípcia Safaa FATHY e o escritor e jornalista etiópio Girma FANTAYE. Participam também Elisabeth DYVIK, Diretora Executiva de ICORN e Sylvie DEBS, Fundadora da CABRA.

2014

  • missão internacional em abril com o poeta iraniano Mohsen EMADI (Rio de Janeiro e Curitiba)
  • missão internacional em novembro com o poeta iraniano Mohsen EMADI e a poeta hondurenha Diana VALLEJO (Ouro Preto, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro). Participaram também Claudio AGUIAR, Presidente do PEN Clube do Brasil, Carles TORNER, Diretor Executivo do PEN Internacional, Helge LUNDE, Diretor de ICORN e Sylvie DEBS, Fundadora da CABRA.

 

Anúncios