Mohsen Hossaini

artista plástico e cineasta (animação) afegão, hospedado na cidade-refúgio de Drobak   (Noruega)
28/10/2016

hossaini

Download the original ITV in english : ITVMohsenHossainiOriginal

1) Por que você teve que deixar seu país ?
Os grupos extremistas são ameaças sérias para o Afeganistão. Estes grupos, a cada dia que passa, estão ganhando poder no país e usam estratégias de terror e de suicídio por bombardeio. Infelizmente, o governo afegão não é capaz de garantir segurança para os seus cidadãos. O governo é amplamente corrupto e muitos dos torcedores de tais grupos extremistas têm altos cargos no governo ou têm habilidades de alavancagem. Certamente esses grupos, na sua maioria, ameaçam escritores e artistas e aqueles que trabalham nos meios de comunicação visual. Eu também era um deles que trabalhava nos meios de comunicação e , com meu trabalho, lutava contra os extremistas. Deixei o Afeganistão, porque eu tinha sido ameaçado por grupos extremistas.

 

2) O que você está fazendo na cidade-refúgio onde mora ?
Atualmente, tenho que aprender a língua norueguesa. Mas, além de participar de cursos de línguas, estou ocupado com obras de arte e, particularmente, com a preparação do meu novo filme.

 

3) Qual é a importância da ICORN para você ?
Todos aqueles que estão com o apoio da ICORN vêm de países perigosos, devastados por conflitos. Assim, pode-se dizer que essas pessoas têm experiências semelhantes. Com respeito a esse ponto, a ICORN tem, em primeiro lugar, proporcionado um local seguro para os artistas e escritores e, em segundo lugar, a ICORN constrói uma plataforma de uma rede de trocas e trabalho entre eles. Eles são, então, capazes de fazer o que não poderiam fazer em sua terra natal. Acho que a ICORN fornece uma plataforma de liberdade de expressão para que todos possam seguir os seus projetos em paz física e mental.

 

4) Quais são os seus planos depois da residência na ICORN?
Certamente vou ficar na Noruega depois, quando o programa da ICORN acabar, e vou tentar continuar fazendo minha atividade artística neste país.

 

5) Você tem alguma sugestão a fazer ?
Minha sugestão é que você e o ICORN forneçam uma plataforma mais ampla para os escritores e artistas para que eles possam fazer de suas obras a base de suas profissões.

 

Biografia

Crítico aberto da guerra e dos tabus tradicionais e religiosos, Mohsen Hossaini é um artista e animador muito respeitado do Afeganistão. Possui Bacharelado de Direção de cinema e televisão, pela Faculdade do Irã Television. Depois de ter recebido seu diploma, Hossaini trabalhou para vários canais de televisão, incluindo Hewad TV, SABA TV (2008-2010) e a Rádio e Televisão do Afeganistão (2006-2007).

Internacionalmente reconhecido por suas animações, Hossaini foi o vencedor do “Kabul Short Film Festival 2007”, com seu filme Shelter (2006). O filme foi exibido no “Hiroshima Animation Film Festival 2006”, no “NAAF Film Festival 2007”, na Bósnia, bem como no “Leipzig Film Festival”, de 2007. Seus outros filmes curtos incluem Perfume (2009), Hitler (2009) e Solitude (2002). Sua arte também foi destaque em exposições no Afeganistão e na Alemanha, em 2013.

Assista ao curta Shelter:

 

Mohsen Hossaini chegou na cidade-refúgio de Drøbak (Noruega) em setembro de 2015, onde continua seu trabalho. Sobre sua arte, ele declara: “Três elementos foram eficazes na formação da minha personalidade artística: em primeiro lugar, a falta de moradia, sou um homem sem país. Em segundo lugar, a bala que é disparada de uma arma. Em terceiro lugar, as ruas de Kabul. Encontrei nas artes como que um veículo da minha percepção da vida. A arte tem altos e baixos, mas não tem fim. A vida é para ser experimentada todos os dias e, para mim, a vida é recriar essas experiências a partir de minha imaginação.”

Saiba mais em:

www.moshenhossaini.com

http://www.kabulartproject.com/artists/mohsen-hossaini/

http://www.powderzine.com/node/338

Anúncios