Entrevistas

2016


// Brasil faz parte de rede internacional de proteção a escritores perseguidos

A Icorn se reuniu em Paris, marcando os dez anos da rede no mundo. Na última década, mais de 50 cidades no mundo todo se uniram em uma ação conjunta para proteger e promover as vozes de escritores e artistas perseguidos em seus próprios países por causa de seu trabalho profissional. Mais de 150 escritores e artistas encontraram residências seguras temporárias em uma Cidade de Refúgio.

Sylvie Debs, especialista em cinema e literatura de cordel, professora na Universidade de Estrasburgo, na França, é a fundadora da Cabra – Casas Brasileiras de Refúgio -, filial brasileira da Icorn, Rede Internacional de Cidades de Refúgio. Em entrevista à RFI Brasil, Sylvie conta como surgiu a Icorn e como o seu envolvimento pessoal levou à criação da Cabra.
Assista a entrevista: https://youtu.be/m0T4H5u_EPQ
Captura de Tela 2016-04-04 às 15.49.09

2015


// Poesia e Desterro – Imagem da Palavra
Em mais um programa gravado durante o Fórum das Letras em Ouro Preto, a representante do The International Cities of Refuge Network, Sylvie Debs fala da CABRA – Casas Brasileiras de Refúgio, que será inaugurada em Ouro Preto no ano que vem. Já o escritor iraniano Mohsen Emadi e a escritora hondurenha Diana Vallejo falam sobre os problemas que viveram em seus países. Assista aqui.

Parte 1 – http://youtu.be/b6U7z3f7Ea0

Captura de Tela 2015-10-27 às 13.29.29

Parte 3 – http://youtu.be/TGM02fP2XA8

Captura de Tela 2015-10-27 às 13.31.53


// Representante da CAsas BRAsileiras de Refúgio e da ICORN no Brasil, Sylvie Debs fala ao Blog do FONARI – Fórum Nacional de Secretário e Gestores Municipais de Relações Internacionais
05/02/2015

Apoiada no conceito de cidade refúgio e com a proposta de ajudar escritores perseguidos, a rede de cidades ICORN foi iniciada em 2006 em Stavanger, na Noruega. A rede já chama a atenção de alguns municípios brasileiros e coloca o país como o primeiro na América do Sul a ter uma cidade refúgio, a mineira Ouro Preto. O blog do FONARI conversou com Sylvie Debs, representante da ICORN no Brasil e da CAsas BRAsileiras de Refúgio (CABRA).

Leia a entrevista na íntegra: entrevista ao FONARI


// Entrevista no programa Letras Soltas, com Sylvie Debs, autora do livro Cinema e Cordel na RTC – Rádiotelevisão Caboverdiana

Captura de Tela 2015-10-28 às 20.14.29

Assista a entrevista na íntegra: http://www.rtc.cv/index.php?paginas=47&id_cod=39180



2014


// A poesia como pátria
O poeta iraniano Mohsen Emadi falou sobre sua experiência como escritor exilado político e criticou as “esquerdas que apoiam tiranias”
“A alma não tem fronteiras. Minha pátria verdadeira é minha memória e a minha poesia.”

a poesia como_040514

03/05/2014, Sandro Moser, Texto publicado na  Gazeta do Povo
Leia o texto na íntegra aqui: http://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/a-poesia-como-patria-8q7vakkzse9qh61mcczayclse


// Entrevista com Sylvie Debs sobre a CABRA – Casas Brasileiras de Refúgio

Acho que temos dois objetivos maiores pela frente antes de conseguir a construção solida dessa rede de CAsas BRAsileiras de Refugio para escritores perseguidos no Brasil: primeiro, a divulgação e a explicação da ideia e do conceito ICORN/CABRA; segundo, a captação de recursos financeiros para seu funcionamento. Até hoje, a nossa participação em encontros literários no Brasil (Curitiba, Rio de Janeiro, Ouro Preto, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo), os nossos encontros com prefeituras e universidades, as entrevistas nos jornais, radio e televisão, o apoio do PEN Clube do Brasil e a nossa página facebook (https://pt-br.facebook.com/casasrefugio) nos permitiram uma divulgação razoável do conceito, assim que uma recepção muito positiva e entusiasta por parte de cidades e universidades que visitei. O desafio em 2015, é de conseguir as estruturas físicas e jurídicas, assim que os recursos humanos e financeiros para viabilizar o projeto, de maneira a poder acolher os primeiros escritores perseguidos a partir de 2016.

Leia o texto na íntegra aqui: entrevista com Sylvie Debs

// Sylvie Debs é convidada do Cadeira na Calçada – pela TVCidadeVerde
23/08/2014
Assista aqui: www.youtube.com/watch?v=K6kW-JJYa4Y

Captura de Tela 2015-10-27 às 13.10.30


Anúncios