Chris GRIBBLE

Chris GRIBBLE, Presidente do conselho da ICORN recém eleito na Assembleia Geral em Paris em março de 2016

21/06/2016

IMG_4219

Foto por Sylvie Debs na Assembleia Geral da ICORN em Paris, 2016

Download the ITV Original ITVChrisGRIBBLEOriginal

CABRA: Por que você está envolvido com a ICORN?
Estou envolvido com a ICORN porque minha organização (e minha cidade) acredita firmemente na liberdade de expressão para todos e reconhece que, na luta mundial pela liberdade de expressão, são muitas vezes escritores e artistas que sofrem primeiro e mais profundamente quando esse direito é ameaçado. Acreditamos que temos que trabalhar localmente, mas num nível global para proteger escritores e artistas, e por isso a ICORN nos parecia ser a plataforma perfeita para apoiar esse objetivo.

CABRA:  Que tipo de atividades você organiza para / com a ICORN?
Temos desenvolvido uma série de trabalhos com a ICORN, ao longo dos anos. Fomos parceiros no programa Shahrazad, durante cinco anos, que permitiu que seis cidades compartilhassem escritores, programas e atividades na rede. Temos hospedado escritores em Norwich. Recebemos escritores da rede para o nosso próprio programa em Norwich e Londres. Temos desenvolvido trabalho de educação nas escolas e bibliotecas com a ICORN e outros escritores exilados e temos trabalhado ao nível do Conselho para apoiar a ICORN nacional e internacionalmente.

CABRA:  Qual a importância da ICORN para você?
O que mais representa simboliza a ICORN para mim reside no fato de que os valores da ICORN, em última análise, resumem-se à protecção de um escritor ou da voz dum artista, confiando que isso há de se estender para todos os artistas e escritores.

CABRA:  O que você acha sobre o Brasil ingressar ICORN?
Eu acho que seria uma coisa maravilhosa para o Brasil participar da rede. O país tem uma herança literária impressionante e uma cultura literária contemporânea incrivelmente vibrante, que enriquecerá toda a nossa rede quando se juntar a nós. Nenhum dos países na rede pretende ser um lugar perfeito ou utópico – mas todos nós nos comprometemos a trabalhar juntos para resolver um problema pelo qual estamos todos apaixonados e acredito que um país tão importante como o Brasil, juntando-se a nós, iria enviar uma mensagem global sobre o valor da liberdade de expressão.

Biografia
Chris Gribble é o Chefe do Executivo da Writers’ Centre Norwich. Depois de completar um PhD em Poesia Alemã e Filosofia, na Universidade de Manchester, Chris trabalhou no setor de publicação do Carcanet Press e do PN Review. Foi diretor do Festival de Poesia e do Festival de Literatura de Manchester. É presidente do Conselho da ICORN e membro dos conselhos do Carcanet Press e do Poesia Moderna em Tradução.


Aproveitamos para divulgar a interessante iniciativa Poesia Moderna em Tradução, uma revista da qual Chris Gribble é membro do conselho:

Anúncios