Palestra em Ouro Preto: “A violação da liberdade de expressão e sua defesa”

Capture d_écran 2017-11-06 à 20.34.15

No dia 9 de novembro às 19h, no Auditório do Bloco de Sala de Aulas da UFOP, Felix Kaputu e Sylvie Debs apresentam a rede internacional ICORN e as atividades da CABRA para os estudantes do PPG em Novos Direitos Novos Sujeitos ao convite do Prf. Dr. Mario Pragmacio.

Desde a condenação do escritor indiano-britânico Salman Rushdie em 1989, a queda do Muro de Berlim e o acesso à Internet ao público em geral, as perseguições de autores e escritores, seja por razões políticas, religiosas ou de orientação sexual, estão aumentando. As restrições de liberdade de expressão afetam muitos países, incluindo a União Europeia. Por esse motivo, é necessário proteger os artistas e oferecer-lhes um refúgio onde possam estar seguros e se expressar: essa é a principal missão da ICORN e da CABRA. Assim, com apoio da ICORN, artistas como Svletana Alexievitch (Bielorrússia), Ramy Essam (Egito), Mana Neyestani (Irã) conseguiram continuar suas obras.

O Brasil ingressou a rede ICORN em 2017, com a UFMG, iniciando o conceito de “univer-cidade-refugio” ao acolher o escritor Felix Kaputu, originário da Republica Democrática do Congo. Na palestra, Sylvie Debs vai apresentar ICORN e CABRA e Felix Kaputu vai abordar a sua própria experiência de exilado e escritor. SD

 

Anúncios