Kate Klein é escritora e editora com sede em Ithaca, Nova York. Ela é a atual presidente da Ithaca City of Asylum, um projeto de todos os voluntários do Centro de Ação Transformativa da Universidade de Cornell.
CABRA: Por que você está envolvida com a ICORN?
Permaneço engajada com a Ithaca City Of Asylum (ICOA), porque acredito que a perspectiva que os escritores internacionais trazem para a nossa comunidade em Ithaca, Nova York, é valiosa, especialmente em uma época em que os americanos estão isolados do resto do mundo, ideologicamente. Também acredito fortemente na liberdade de expressão, e quero ajudar os escritores a alcançarem isso, ajudando um escritor de cada vez. Os escritores falam por suas origens, suas situações e suas pessoas – quando ajudamos um escritor, ajudamos a preservar suas palavras para outros milhares.
Fico envolvida com a ICORN, viajando para reuniões anuais sempre que posso e me correspondendo com outros membros da ICORN, porque os laços e as amizades que formamos com pessoas em outros países aprofundam nossa perspectiva aqui nos EUA e fortalecem nossa capacidade de ajudar os escritores.
CABRA: Que tipo de atividades você organiza com a ICORN?
A ICOA hospeda um escritor convidado neste momento para uma residência de dois anos. A ICORN é uma das organizações que envia os candidatos para nós. Também enviamos um representante para as reuniões anuais da ICORN. Ficamos em contato com outras cidades- membro da ICORN. Em nível local, Ithaca City of Asylum organiza palestras e eventos em Ithaca, para promover o nosso escritor em residência e a liberdade de expressão.
CABRA: Qual a importância da ICORN para você?
As reuniões anuais da ICORN revelam a importância de ICORN para mim: tantos rostos familiares de tantos lugares e origens diferentes, todos juntos em uma sala para celebrar a literatura, os direitos humanos e a livre expressão.
CABRA: O que você acha do Brasil se juntar à ICORN?
Eu aplaudo o Brasil por se juntar à ICORN! As cidades do norte e do oeste da Europa formam um núcleo forte de cidades-refúgio, mas outras partes do mundo não estão conscientes dessa oportunidade. Cidades em todo o continente americano poderiam hospedar escritores, se soubessem que isso era possível. A consciência se propagará à medida que as cidades do Brasil e outras cidades da América do Sul e do Norte encontrarem formas de se juntarem à ICORN e aos escritores anfitriões.
Para saber mais:
- residente atual da ICORN na cidade-refúgio de Ithaca: https://ithacacityofasylum.com/residents/raza-rumi/
- Ithaca City of Asylum : https://ithacacityofasylum.com/about/
Download the original version here
25/07/2017