Mesa-redonda “Viver em liberdade: a questão dos artistas em risco”

No dia 17 de outubro, das 10h15 às 12h15, o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade Federal da Bahia – UFBA recebe a mesa-redonda “Viver em liberdade: a questão dos artistas em risco”. Com: Prof. Dra Mirella Lima (UFBA), Prof. Dr. Felix Kaputu (UFMG), e Prof. Dra. Sylvie Debs (Universidade de Estrasburgo-Cabra).

A organização do Congresso da UFBA informa que o evento conta com cerca de 60 mesas de debates. Dentre elas, sete anteciparão discussões para o Fórum Social Mundial 2018. Os temas abrangem a integração latino-americana, a democracia e comunicação, a nova onda de intolerâncias, a revolução dos gêneros, as culturas em resistência e luta, a precarização do trabalho e as mudanças climáticas. Além dessas duas atividades, o Congresso também contará com intervenções artísticas, oficinas e exposições espalhadas pelos campi da UFBA entre os dias 16 e 18 de outubro.

Entre os convidados para compor essas sete mesas do Congresso já está confirmada a presença de Norma Fernandes, acadêmica e ativista da Universidade dos Movimentos Populares que atuou no processo de regulação dos meios midiáticos na Argentina. Ela estará na mesa de comunicação junto com representantes das organizações Ciranda, Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e Fórum Mundial de Mídia Livre. O secretário geral da União das associações para o desenvolvimento e a defesa de direitos dos desmunidos (Mali), Massa Koné, é outro nome confirmado. Ele, que lidera a articulação de movimentos de camponeses da região oeste-africana, atuará na mesa sobre mudanças climáticas e suas implicações para os povos africanos.
Já Mireille Fanon Mendes France, presidente da Fondation Frantz Fanon (França), falará na mesa sobre intolerâncias sobre a necessidade de descolonialidade dos poderes e dos saberes na sociedade e nos processos de articulação de movimentos sociais.

Local: PAF 5 (Pavilhão de Aulas 5) no Auditório da UFBA.
Para saber mais: http://www.congresso2017.ufba.br

Captura de Tela 2017-10-05 às 11.08.43

 

Anúncios