A importância das cidades-refúgio para pessoas perseguidas

Sabine Gimbrère

Sabine Gimbrère é diretora do Escritório Internacional na Prefeitura de Amsterdã (Holanda). Ela foi Assessora de Relações Internacionais do Ministério da Educação, da Cultura e da Ciência da Holanda por 9 anos.

A Prefeitura de Amsterdã colabora com a ICORN e Sabine Gimbrère nos conta sobre essa experiência.

CABRA: Por que você se envolveu com a ICORN?
Amsterdã se apresenta como uma capital internacional. Por mais de 400 anos, Amsterdã tem sido um refúgio para pessoas perseguidas em todo o mundo. Hoje, a cidade ainda é uma cidade dos direitos humanos.

CABRA: Que tipo de atividades você organiza com a ICORN?
Amsterdã acolheu a Assembleia Geral da ICORN, em 2015.

CABRA: Qual a importância da ICORN para você?
Além de levar em conta os direitos humanos na elaboração de políticas, a cidade de Amsterdã também quer apoiar pessoas que precisam de proteção temporária, ou, no caso dos refugiados, permanentemente. A ICORN é um programa que oferece aos escritores e artistas a segurança e a paz necessária para trabalharem e desenvolverem-se como artistas.

CABRA:  O que você acha do Brasil se juntar à ICORN?
É importante que a ICORN se torne uma rede global, com cidades de todo o mundo aderindo ao programa. O Brasil valoriza a diversidade e os direitos humanos. Participar da ICORN fortalecerá essa imagem. Para alguns escritores e artistas, pode ser mais fácil solicitar uma residência perto de sua cidade natal, ou de seu país de origem.

Biografia
Diretora do Escritório Internacional da cidade-refúgio de Amsterdã.

Sabine Gimbrère constrói pontes entre disciplinas que, à primeira vista, podem não parecer relacionadas, como, por exemplo, Arte e Direito, Arte e Patrimônio, Cultura e Educação, Cultura e Economia, em nível nacional e internacional, entre norte e sul.

O fio comum, ao longo da sua carreira, é aquele que inicia e estabelece conexões, construindo pontes e, por sua vez, assegurando que estas se desenvolvam em projetos concretos, devidamente inseridos nas instituições com as quais e dentro das quais trabalha.

02/08/2017

Download here the original in english

Anúncios