O Brasil pode contribuir para a liberdade de imprensa e de expressão

ghiasaljundi.jpg

Ghias Aljundi é defensor dos Direitos Humanos, com sede, atualmente, em Londres. Desenvolve e coordena oficinas de desenvolvimento de projetos, monitoramento e avaliação, comunicação e financiamento, além de oferecer serviços de consultoria a organizações individuais.

CABRA: Por que você está envolvido com a ICORN?
Estou envolvido com a ICORN nos últimos 8 anos, porque a organização fornece segurança para escritores perseguidos e jornalistas.

CABRA: Que tipo de atividades você organiza com a ICORN?
Este ano, participei de um workshop onde apresentei minha experiência no treinamento seguro de jornalistas (físicos e digitais). No passado, forneci a ICORN a pesquisa sobre os casos e registros de jornalistas que procuraram segurança.

CABRA: Qual a importância da ICORN para você?
A ICORN fornece lugares seguros para escritores, jornalistas, músicos e artistas que estão em risco e ameaçados por governos ou grupos armados.

CABRA: O que você acha do Brasil juntar-se à ICORN?
Acho que é uma ótima ideia que o Brasil se junte à ICORN. Primeiro, teremos um lugar mais seguro para escritores ou jornalistas (a América Latina tem muitos problemas quando se trata de segurança dos jornalistas. Na semana passada, um jornalista morreu no México, por exemplo). Em segundo lugar, o Brasil assumirá seu dever como país desenvolvido, para ajudar na liberdade de imprensa e na liberdade de expressão.

Biografia
Ghias Aljundi é um defensor dos Direitos Humanos, com sede, atualmente, em Londres. Tem mais de vinte anos de experiência profissional na região do Oriente Médio e no Norte da África (MENA), com organizações nacionais e internacionais, especializadas em direitos humanos e liberdade de expressão. Estes incluem o PEN International, o artigo 19, o Institute for War and Peace Reporting (IWPR), a International Freedom of Expression Exchange (IFEX) e a Amnistia Internacional. É altamente experiente em pesquisa e análise de informações. Ghias também tem experiência em treinamento e capacitação para ONGs e defensores de direitos humanos em toda a região.

Para saber mais sobre Ghias Aljundi:

https://www.ghiasaljundiconsultancy.com/biography

 

Entrevista realizada em 11/06/2017

Download here the original in English

 

 

 

Anúncios