Nada Yousif é poeta e jornalista do Iraque e trabalha as questões de direitos das mulheres e da situação sociopolítica atual do seu país. Foi hóspede da cidade-refúgio de Molde (Noruega) de 2007 a 2009.
CABRA: Porque você teve que deixar seu país ?
Tive que deixar meu país em 2007, porque minha vida estava em perigo e eu era alvo para alguns grupos de fanáticos islâmicos.
CABRA: Quais foram suas atividades na cidade da ICORN que a recebeu?
Li meus poemas em muitas ocasiões e participei de muitas conferências, festivais de literatura, seminários e discussões culturais.
CABRA: Qual a importância da ICORN para você?
A ICORN salvou minha vida e abriu um novo futuro para que eu possa continuar escrevendo. Com a ajuda da ICORN, pude mostrar o sofrimento das pessoas de meu país e, particularmente, o sofrimento das mulheres.
CABRA: O que você está fazendo agora, após a residência da ICORN?
Agora sou uma cidadã norueguesa, trabalho como professora de uma escola e também sou membro do conselho de minha cidade, Molde. Continuo participando das atividades culturais, dentro e fora da Noruega.
Biografia
Nada Yousif é poeta e jornalista do Iraque. Sua escrita centra-se principalmente em questões relativas aos direitos das mulheres e à situação sociopolítica atual no Iraque. A escrita de Yousif provocou perseguição e ameaças de morte, que a forçaram a fugir de seu país de origem. Foi escritora em residência da ICORN na cidade-refúgio de Molde, de 2007 a 2009.
15/03/2017
Download the original version of the interview here
(Foto: ICORN)