http://www.flinksampa.com.br/index.php/seminario/mesas
Direcionamento: Desde o final do século XIX, o Brasil ficou conhecido no mundo como o país do futuro. Abriu suas portas e recebeu imigrantes de diversas partes da Europa e Ásia. Somos um país pluricultural por conta dessas imensas populações que encontraram em terras brasileiras, a possibilidade de se estabelecer e construir suas vidas com segurança e dignidade. Mas, o fluxo de imigrantes que surge no Brasil da atualidade têm perfis diferentes. São refugiados Caribenhos, africanos oriundos da mesma diáspora que hoje buscam colo neste seio. Mas, o tratamento é desigual e tão preconceituoso quanto em tempos de escravidão. É neste contexto, que a mesa Viver em Liberdade: a questão dos Refugiados discutirá no dia 18 de novembro, às 10h, no Campus Barra Funda da UNINOVE, essa nova dinâmica social.
Mediador: Prof. Marcos Antonio – Mestrando em Direito da Sociedade da Informação pela FMU; especialista em direito e cidadania; professor da Zumbi dos Palmares.
Palestrantes:
Prof. Dr. Paulo Daniel Farah – Doutor em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH/USP).
SylvieDebs-representante da Rede Internacional de Cidades de Refúgio (ICORN) e fundadora da rede de Casas brasileiras de Refúgio (CABRA), professora na Universidade de Estrasburgo. Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Le Mirail, de Toulouse.
Dr. Juarez Tadeu Paula Xavier – Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo – PROLAM/USP