Na foto: Sylvie Debs e o Reitor João Carlos Salles Pires da Silva.
O Assessor para os Assuntos Internacionais da Universidade Federal da Bahia Roberto Fernandes Silva Andrade recebeu a Profa. Dra. Sylvie Debs da Universidade de Estrasburgo na França e Representante da rede internacional de cidades refugio ICORN no Brasil no dia 23 de agosto, na presença da Profa. Dra. Regina Gomes.
A pauta da reunião foi a apresentação da rede e das atividades da CABRA nos dois últimos anos. O projeto suscitou um grande interesse por parte da UFBA e foi lembrado de maneira muito pertinente na reunião, que tem um busto de Stefan Zweig (1881-1942), em homenagem a sua visita a Bahia em 1941, na avenida Oceania, na Barra. O escritor austríaco que sempre defendeu a liberdade de expressão e de movimento, teve que fugir da Europa e encontrou refugio no Brasil onde ele foi hospedado em Petrópolis, ao convite de Claudio de Souza, o Fundador e então Presidente do Pen Clube do Brasil. No seu último livro O mundo que eu vi. Memórias de um Europeu (1942), Stefan Zweig fala da sua desilusão frente as guerras e as conflitos.
O Reitor da UFBA, Prof. Dr. João Carlos Salles Pires da Silva, graduado em filosofia e especialista em Wittgenstein, encontrou-se pessoalmente com Sylvie Debs no dia 26 de agosto para conversar sobre a possibilidade da UFBA de participar ao projeto ICORN/CABRA. Na ocasião, o Assessor Roberto Fernandes Silva Andrade fez a proposta de mandar uma breve minuta para outros pro-reitores que podem também apoiar a iniciativa.