Universidade Federal de Pernambuco e CABRA

CABRA UFPE.jpgNa foto: Maria Leonor Alves Maia e Sylvie Debs

No dia 17 de agosto, Sylvie Debs (Universidade de Estrasburgo – França) foi recebida pela Diretora de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pernambuco, Maria Leonor Alves Maia para apresentar a rede internacional de cidades refugio, ICORN (www.icorn.org), sediada em Stavanger na Noruega e o sua representação brasileira, CABRA, Casas Brasileiras de Refugio (www.cabrarede.wordpress.com).

Criada em 2006, a rede com mais de 55 cidades já acolheu por volta de 150 artistas e escritores em risco, dentre quais o prêmio Nobel de Literatura de 2015, a escritora bielorrussa, Svetlana Alexievich que participou recentemente da FLIP em Paraty. A editora Companhia das Letras publicou vários títulos da escritora: Vozes de Tchernóbil, A Guerra não tem rosto de mulher, O Fim do Homem Soviético.

Diante do numero crescente de artistas ameaçados ou silenciados, a CABRA divulga o trabalho de ICORN no Brasil, busca oportunidades de extensão da rede na América do Sul e auxilia todas as instituições que desejam integrar a rede. Foi o caso da Universidade Federal de Belo Horizonte (UFMG) que esta se preparando para acolher um escritor, tornando-se a primeira “univer-cidade” refugio da América do Sul. A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) convidou desde 2014 membros de ICORN, CABRA, PEN Internacional e escritores da rede para participarem do Fórum das Letras e esta em negociações com ICORN para integrar a rede em breve.

A Diretora de Relações Internacionais vai apresentar o projeto ao Reitor e estuda possibilidades de apoio a rede internacional.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s