Cidades para liberdade

Assembleia Geral e Aniversário de 10 Anos da ICORN em Paris

hotel de villeHôtel de Ville, Paris

A ICORN reunirá mais de 200 participantes de todas as partes do mundo em Paris de 30 de março a 01 de abril, a fim de realizar a Assembleia Geral da ICORN 2016 e celebrar o aniversário de 10 anos da rede. Tudo isso no prédio histórico da Prefeitura de Paris, o Hôtel de Ville.

Durante os últimos 10 anos, mais de 50 cidades no mundo todo se uniram em uma ação conjunta para proteger e promover as vozes de escritores e artistas perseguidos em seus próprios países por causa de seu trabalho profissional. Mais de 150 escritores e artistas encontraram residências seguras temporárias de longo prazo em uma Cidade de Refúgio, onde são capazes de continuar seu trabalho sem medo de perseguição.

De 30 de março a 01 de abril de 2016, a Rede Internacional de Cidades de Refúgio se reúne em Paris para a 8a Assembleia Geral da ICORN, celebrando o 10º aniversário da rede.

cartoon_mana.jpg
2016 ICORN GENERAL ASSEMBLY. Cartoon by Mana Neyestani.

A Assembleia reúne mais de 200 escritores e artistas, coordenadores de cidades, representantes políticos, ativistas de direitos humanos, organizações irmãs, parceiros e outros convidados de 38 países, que fazem parte da rede ou são associados a ela, para analisar as condições de liberdade de expressão no mundo atual e abrir caminho para o futuro da rede.

Os participantes e convidados terão a oportunidade de fazer uma imersão em palestras, oficinas, debates, eventos culturais e projeções, e ouvir testemunhos das linhas de frente dos escritores e artistas da ICORN. Os participantes poderão tratar de temas e assuntos como a internet como uma ferramenta de resistência, liberdade de expressão em risco a partir de perspectivas regionais, residências como formas de proteção, mobilidade de artistas, como trabalhar como artista, promovendo mudança e confrontando regimes opressivos, grupos do exílio, riscos e possibilidades de publicidade midiática quando perseguidos, bem como as melhores práticas e oportunidades na rede.

O orador principal da Assembleia é Benjamin R. Barber, autor do livro If Mayors Ruled the World [Se os prefeitos governassem o mundo], com a seguinte palestra: “Does the road to changing the world go through city hall?” [Será que o caminho para mudar o mundo passa pela prefeitura?]

benjamin_barber2.jpg
Benjamin R. Barber

ICORN 10 Anos

A abertura da Assembleia será na quarta-feira, 30 de março, com uma recepção oferecida pela Prefeita de Paris, Sra. Anne Hidalgo, contando com a presença da mesma.

hidalgo
Anne Hidalgo, Svetlana Alexievich e Peter Ripken.

A recepção será seguida de uma celebração festiva do 10o Aniversário da ICORN, com discursos do Presidente da ICORN, Peter Ripken, da Sra. Anne Hidalgo e da patronesse da Assembleia, Svetlana Alexievich, concluindo com dois concertos: Ramy Essam, conhecido como a Voz da Praça Tahrir durante o início da Primavera Árabe no Egito, atualmente músico da ICORN em Malmö e contratado por Tom Morello/Firebrands; e Hindi Zahra, cantora e compositora francesa nascida no Marrocos e multi-instrumentista autodidata, originária da cidade marroquina de Khouribga. Ela sofre influências musicais variadas: música berbere, soul, jazz, blues e world music.

essam
Ramy Essam (foto: Inaki Marconi) e Hindi Zarah (foto: Tala Hadid).

A Assembleia Geral é organizada em íntima cooperação com a ICORN, a Cidade de Paris e as Bibliotecas de Paris.

Para a Assembleia, a Cidade de Paris organizou a mostra Cities for Freedom: Portraits of ICORN writers and artists, cujas peças serão penduradas nas grades do lado de fora do Hôtel de Ville por três semanas a partir de 30 de março. Isso inclui 15 retratos de escritores e artistas que atualmente residem ou já foram abrigados em uma Cidade de Refúgio.

Fiquem ligados nas próximas novidades!

O programa completo já está disponível no site da rede ICORN. Clique aqui e veja.

Anúncios